Companhia Barrica representará o Brasil em festival na Rússia


Bailarinos, músicos, cantores e produtores da Companhia Barrica, em um total de 30 pessoas, embarcarão na próxima terça-feira, dia 2 de setembro, para a Rússia, especialmente para representar o Brasil no IX International Folklore Festival Golden Ring. A viagem atende ao convite da State Russian House Of Folk Arts, órgão do Ministério da Cultura da Federação Russa. As apresentações acontecerão nas cidades de Moscou e Vladimir. A segunda é uma cidade histórica e foi uma das primeiras capitais da Rússia. O último ensaio-geral antes do embarque acontecerá na noite desta quinta-feira (28), às 20h, na Casa Barrica (Madre Deus).

O grupo maranhense viajará na companhia de Régis Bastian, presidente da FEBRARP, instituição cultural brasileira que promove intercâmbios culturais e também presidente do Setor América da FIDAF - Federação Internacional de Festivais de Dança . Segundo José Pereira Godão, diretor artístico da Companhia Barrica, esta será a 15ª viagem internacional do grupo folclórico maranhense, mas a primeira ao território russo. “Do festival, participarão ainda representantes de países como Tailândia, Espanha, Peru, República Tcheca, Costa Rica e Indonésia”, disse Godão.

A Companhia Barrica retornará ao Brasil no dia 14 de setembro. Na Rússia, o corpo de baile apresentará os espetáculos alusivos ao São João e ao Carnaval no Maranhão, incluindo representações do bumba meu boi, tambor de crioula, dança do coco, quadrilhas, marchinhas, blocos e batucadas, entre outros.

Três décadas - Com 30 anos de existência, o grupo desenvolve grandioso trabalho em prol da cultura popular brasileira, apresentando em ruas, praças, teatros e palcos do mundo inteiro, um vasto repertório de danças e músicas oriundas das festas tradicionais do Estado do Maranhão, destacando-se o tambor de crioula, o bumba meu boi, o Boizinho Barrica e o carnavalesco Bicho-Terra.

A companhia, com seus graciosos bailados, esfuziantes ritmos, distintas indumentárias e melodiosas composições musicais, já representou o Brasil em diversas exposições mundiais, entre elas: Expo América (1992), na Argentina; Expo Taejon (1993), na Coreia do Sul, Expo Lisboa (1998), em Portugal, Expo Hannover (2000), na Alemanha e Expo Xangai (2010), na China. E ainda, com destacável presença, em diversos festivais de arte e cultura realizados em países como México, Canadá, Grécia, França, Emirados Árabes, Estados Unidos, Itália e Japão.